
PERDA DE OLFATO E PALADAR :
Quais são os sintomas de paladar e olfato anormais?
O sentido do olfato anormal pode se referir a um sentido do olfato diminuído ou ausente, cheiros que não estão realmente presentes ou a incapacidade de identificar odores. Isso pode afetar significativamente a qualidade de vida do paciente, causando ansiedade e diminuição do prazer da comida. Alterações no paladar e no cheiro podem ocasionalmente ser perigosas para os pacientes, como quando você não consegue sentir o cheiro de fumaça ou outros odores de alerta.
O que causa o sentido anormal do paladar e do olfato?
As causas mais comuns de distúrbios do olfato são doenças nasais e / ou sinusais, infecções virais do trato respiratório superior e traumatismo craniano. As causas mais comuns de distúrbios do paladar são infecções do trato respiratório superior e ferimentos na cabeça. Outras causas raras de ambos incluem massas nas vias nasais ou orais, problemas endócrinos, efeitos colaterais de medicamentos e processos degenerativos do cérebro.
Por que estou tendo problemas para sentir o gosto e o cheiro?
Infecções (como resfriados, gripes e sinusites) ou ferimentos na cabeça e nariz também podem fazer com que você perca o olfato. A doença de Parkinson ou a doença de Alzheimer podem fazer as pessoas perderem o olfato. A infecção ou inflamação na boca pode causar perda do paladar. (Inflamação significa vermelhidão e inchaço.)
Como essas doenças são diagnosticadas?
A primeira etapa do diagnóstico é uma história completa e um exame físico. É importante fornecer informações ao seu médico sobre doenças respiratórias, sintomas nasais ou sinusais, história de trauma, outras condições médicas e uso de medicamentos.
Quais são os tratamentos dos distúrbios do paladar e do olfato?
Os tratamentos dos distúrbios do paladar e do olfato são direcionados à causa subjacente. As condições nasais ou sinusais devem ser tratadas com medicação, ou cirurgia, dependendo da gravidade da doença. As doenças endócrinas, como o hipotiroidismo, devem ser tratadas de forma adequada. Os medicamentos que podem estar causando o mau cheiro e / ou paladar podem, às vezes, ser substituídos por outro medicamento.
Quando devo ver um otorrinolaringologista devido a distúrbios do olfato e paladar?
A perda do olfato causada por resfriados, alergias ou infecções nos seios da face geralmente desaparece por conta própria após alguns dias. Se isso não acontecer, consulte seu otorrino para ele poder descartar condições mais graves.
Além disso, a perda do olfato às vezes pode ser tratada, dependendo da causa. Seu médico pode lhe dar um antibiótico para tratar uma infecção bacteriana ou remover qualquer coisa que esteja bloqueando sua passagem nasal. Mas, em alguns casos, a perda do olfato pode ser permanente.
Fonte : Dra. Danielly Solar Andrade